Controladoria
Conheça mais sobre o Controle Interno
Publicado em 01/01/2022 06:48
O que é o Controle Interno
O Controle Interno deve ser implantado em todos os níveis hierárquicos do Município com a finalidade de minimizar riscos e garantir segurança, sempre pautado nos princípios da Administração Pública.
Nossa atuação ocorre de forma operacional, contábil e normativa. Devendo-se avaliar constantemente custo-benefício, qualificação adequada, delegação e segregação de funções e responsabilidades.
Essa atuação ocorre por meio de edição de Instruções Normativas, Auditorias entre outras medidas focadas em organizar, padronizar e dar celeridade ao serviço prestado ao público, por meio de um sistema descentralizado de controle.
Os principais objetivos do órgão de controle interno são: a preservação de recursos públicos contra perda, mau uso e dano.
Atribuições da Unidade Central de Controle
- Controle Interno – Atividade voltada para análise de contas públicas, acompanhamento de resultados, planejamento e gestão.
- Ouvidoria – acolhimentos de demandas do cidadão, bem como do servidor público. Trabalho em conjunto com auditoria e correição.
- Assessoramento – Atua como órgão consultivo para a atuação de todos os setores da Administração Pública Municipal.
- Correição e Auditoria – Realização de auditorias contábeis, operacionais de gestão e patrimoniais da Administração Pública Direta e Indireta. Essa atuação ocorre em conjunto com as ações de assessoramento. Sendo obrigatória a auditoria geral anual.
Ao passo que as atividades de correição passam a ocorrer a partir do momento em que as auditorias apuram irregularidade. É a última instância de atuação da Controladoria e deverá sempre ser evitada caso haja possibilidade de adequação das atuações sem que haja omissão quanto a legislação administrativa.
por Controladoria