Controladoria Interna do Município participa de encontro com Tribunal de Contas de MG em Ubá
O Controlador Interno da Prefeitura de Manhuaçu, Sávio Rodrigues de Carvalho, representou o município no evento
Publicado em 19/11/2021 16:52 - Atualizado em 19/11/2021 17:20
A Prefeitura de Manhuaçu participou na última quarta-feira (17) de um encontro de Controladores Internos com o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), em Ubá, na zona da mata mineira. O Controlador Interno da Prefeitura de Manhuaçu, Sávio Rodrigues de Carvalho, representou o município no evento, que foi o último encontro promovido pelo TCEMG em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública do Governo Federal, para o fortalecimento do Controle Interno no apoio à gestão pública.
Na abertura do evento, o chefe de gabinete da presidência, Carlos Alberto Pavan, que representou o presidente Mauri Torres, falou sobre as transformações sofridas no cotidiano das pessoas em decorrência da pandemia e das adaptações que foram necessárias para o atendimento das demandas. Ele ressaltou que a sociedade também se tornou mais exigente, principalmente, quanto à qualidade dos serviços públicos ofertados, afirmou que “a sociedade exige que os recursos financeiros sejam investidos da melhor forma possível”. Pavan reconheceu que os controladores municipais são fundamentais para uma gestão pública eficiente e eficaz, razão pela qual o TCEMG tem investido tanta energia na capacitação destes agentes.
Na primeira palestra, a diretora Naila Mourthé, da Escola de Contas do TCEMG, convidou o público para agir como multiplicadores dos conteúdos apresentados neste treinamento. E, ao apresentar o aplicativo Na Ponta do Lápis, disse que precisamos criar a sinergia entre os Controles Interno, Externo e Social para alcançarmos uma evolução na Educação. Logo após, foi a vez do gerente do Projeto Fortalecimento do Controle, Paulo Vicente Guimarães, falar sobre a importância dos aplicativos Lupa de Minas e Fiscalizando com o TCE, para o controle social e do uso destas ferramentas como fonte informações para gerenciamento de políticas públicas.
Ainda no horário da manhã, Sandro Miguez, analista de Controle externo do TCEMG, apresentou os recursos e possibilidades do Sistema de Informações de Serviços de Engenharia e Obras Públicas (Sisop); e Edina Mota mostrou aos controladores municipais as funcionalidades do Sistema Informatizado de Contas (Sicom) e a importância dos relatórios deste sistema.
Saldo positivo
Segundo o Controlador Sávio Rodrigues de Carvalho, cada vez mais se faz necessário participar de encontros desta natureza promovidos pelo Tribunal de Contas de Minas Gerais. “Encontros como este, nos mostra o que é imprescindível para a realização de uma gestão pública cada vez mais transparente, moderna e conectada com as novas realidades tecnológicas existentes. A Prefeita Imaculada tem dado total apoio à Controladoria do Município, pois ela entende que um Controle Interno eficaz, participativo e atuante é essencial para a realização de um planejamento organizado e transparente na administração. Promovendo a transparência em todos os atos e tornando público estes, os cidadãos que desejam, podem saber o que acontece com os recursos financeiros oriundos da arrecadação”, destaca Sávio que completa que tem buscado trabalhar em sintonia com o Ministério Público, procurando atender de modo rápido às solicitações encaminhadas.
Ao final o Controlador faz um convite ao TCEMG. “Em nome da Prefeita Imaculada faço um convite aos representantes do Tribunal de Contas de Minas Gerais, para que possamos fazer em breve um encontro em Manhuaçu, que servirá para o desenvolvimento de temas de suma importância, sempre buscando uma gestão pública cada vez mais moderna e com práticas transparente em suas ações”, finaliza.
por por Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu